Biografia

MINHA HISTÓRIA - ERIC SILVER

Minha infância foi passadai em Greensboro, NC, cercado por boa música. Minha mãe era cantora de ópera, seu irmão um violinista clássico e compositor, e meu pai tocava piano e cantava. Comecei a tocar piano e violão por volta dos oito anos, e logo passei para o banjo, violino, mandolin e baixo.

Resolvi mudar-me para Nashville em 1981, quando tinha dezoito anos. Não demorei muito a fazer turnês com artistas como o mandolinista de jazz, David Grisman, as Dixie Chicks, Shania Twain, Keith Urban e Cyndi Lauper. Com o tempo, comecei a focar em entrar na cena de gravações de Nashville. Comecei trabalhando em projetos pequenos e jingles, e acabei gravando com artistas como Shania Twain, Dolly Parton, Keith Urban e o baixista Victor Wooten. Meu trabalho de estúdio levou à composição, e tive a sorte de ter minhas músicas gravadas por Donna Summer, Reba McIntire e Toby Keith, para citar alguns. Em 2001, minha música "Without You" chegou ao número um na Billboard com as Dixie Chicks, em seu álbum Fly, que vendeu mais de 10.000.000 cópias. Ao todo, tive músicas em álbuns que totalizaram mais de 15 milhões em vendas, e a composição de músicas me levou até o trabalho que mais gosto, produção de artistas. Comecei com artistas de Nashville, que me abriram muitas portas.

BRASIL

No final dos anos 80, gravei um disco em Nashville com Almir Sater. Ele me convidou para fazer alguns shows no Brasil, e gostei tanto da experiência que passei a voltar regularmente. Acabei gravando com lendas do folk, como Almir e Victor & Leo, roqueiros como NX Zero e Titãs, e artistas pop como Vitor Kley e Rouge. Até agora mais de 120 músicas minhas foram gravadas por artistas brasileiros.

Lancei três álbuns solo no Brasil. No segundo, gravei clássicos do folclore brasileiro, traduzidos para o inglês. O álbum, Bridges, Friends and Brothers, foi lançado em 2015 (Universal Records) contou com participações de Almir, Renato Teixeira, Sérgio Reis e Sérgio Britto, além de amigos de Nashville, Vince Gill, Jay Demarcus (Rascal Flatts) e Victor Wooten.

Almir gostou bastante da sonoridade desse disco e me convidou a produzir um álbum para ele e Renato Teixeira, chamado AR. O projeto acabou ganhando o GRAMMY Latino 2016 de Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa. A continuação, +AR, ganhou o mesmo prêmio em 2018. Mais ou menos na mesma época, comecei trabalhar com trilhas nacionais e tive a sorte de ter mais de dez músicas minhas usadas em novelas da TV Globo e SBT.

Minha vida agora está dividida entre Nashville e o Brasil onde me casei e tenho três filhos. Ser músico, cantor e escritor nem sempre é fácil. Mas a música é uma joia que ajuda a fazer o mundo girar. Ajudou-me a viajar ao redor do mundo, e me proporcionou uma vida repleta de belas experiências e amizades.